19/10/2008

A imagem aqui apresentada é uma pintura de Giuseppe Arcimboldo intitulada “O bibliotecário”.
Mas afinal quem foi Arcimboldo?
A Ana Duarte e a Débora do 8ºB explicam-nos!





Giuseppe Arcimboldo


Nome: Giuseppe Arcimboldo

Nasceu em: 1527

Local de Nascimento: Itália

Morreu em: 1593

Profissão: Pintor


As obras principais de Giuseppe Arcimboldo incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor expressões humanas. A ideia de reproduzir as estações como pessoas já era usada desde a época dos romanos, no entanto este pintor italiano foi o pioneiro na utilização de vegetais de cada época, na composição de rostos humanos.

A partir de 1562 morou em Praga, onde consolidou a sua carreira como artista.
Giuseppe Arcimboldo foi admirado como artista pelos três monarcas, sendo eles, Fernando I, Maximiliano II e Rodolfo II. Tornou-se pintor da corte e chegou a ser nomeado Conde Palatino.

Um exemplo, que explica o ambiente cultural original de Giusepe Arcimboldo, é a Câmara de Arte e Prodígios, um núcleo do museu de Praga. Durante os reinados de Maximiliano II e Rodolfo II, com a ajuda de Arcimboldo, este núcleo teve a sua atenção focada em achados exóticos.
A Câmara reunia os mais diversos objectos estranhos, registros de pessoas com anomalias físicas (desde anões até gigantes), animais, frutas, legumes de diversas espécies, provenientes de todos os continentes. Ali Arcimboldo teve condições para fazer estudos para suas obras, observar o pormenor de cada elemento representado, representando-os em seus mais ricos e finos detalhes.
As paisagens de Arcimboldo eram antropomorfas, nas quais corpos e faces humanas são sugeridos pela representação dos relevos, das árvores, das pedras, e de outras coisas de uma paisagem, uma série delas ligadas à natureza.
Nalgumas paisagens, o artista faz referência ao género de retrato, preservando a riqueza do retrato cortesão, mas construiu seus personagens a partir de imagens da fauna e da flora, elementos que, no século XVII, estariam presentes no novo género da natureza morta.

Ana Isabel Fonseca Duarte, n.º4 8.ºB
Disciplina de LEituraR
Vendas Novas, 29 de Setembro de 2008


Giuseppe Arcimboldo (1527 — 1593) foi um pintor italiano.
Iniciou seus trabalhos em Milão, com seu pai, mas atingiu a fama em Praga, sob a protecção do Imperador Rudolph XI. Suas obras principais incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. A ideia de reproduzir as estações como pessoas já era usada desde a época dos romanos, no entanto Arcimboldo foi o pioneiro na utilização de vegetais de cada época, na composição de rostos humanos.
Assim como foi com a maioria dos artistas maneiristas, após a morte de Arcimboldo o interesse por sua obra diminuiu, chegando quase ao esquecimento, talvez pela estranheza que podem causar suas imagens. Foi apenas no século XX que este e outros maneiristas foram resgatados, recebendo a atenção e o valor que merecem.

Débora Lúcio 8ºB

1 comentário:

Anónimo disse...

Algum trabalhinho, mas temos de dar valor as coisas