24/01/2011

Pensamentos ao longo da leitura…


Pensamentos ao longo da leitura…
Comecei a ler o livro e não percebi a frase que li: “O Francisco nem queria acreditar no que os seus olhos viam”, depois percebi: no jardim das hortênsias começou a aparecer folhas, com letras impressas e lombadas de livros. Eu pensei logo que iam nascer livros.
O Francisco pensou em contar à mãe, mas como tinha muita imaginação, achou que a mãe ia pensar que isso era um truque. Nessa noite, ele foi ao quintal pensei logo que ia encontrar um livro, até agora não. À noite, demorou mais tempo do que era habitual a adormecer, sonhou com os seus livros preferidos. No dia seguinte, foi ao quintal e aquilo estava a tornar-se mais visível. Não contou nada a ninguém e na escola estava aluado e disseram-lhe que devia ter dormido com os pés de fora e a lua fez-lhe um feitiço.
Quando chegou a casa foi à Internet e não encontrou nada sobre o seu caso. Então foi ao quintal e finalmente apareceu um livro! O livro estava quente, eu pensei que era uma espécie de bebé. O Francisco guardou o livro na gaveta onde guardava a sua roupa de Inverno.
Até agora gostei do Francisco, não gostei dos amigos dele, só por estar distraído começaram a gozar com ele. 
Os livros iam-se amontoando no quarto do Francisco, eu achei que a mãe ia descobrir, ela não descobriu. Que sorte! Mas perguntou ao Francisco o que eram aquelas vozinhas que vinham do seu quarto, mas não sabia que eram livros. A certa altura os livros já não cabiam na gaveta. Eu pensei que ia levar os livros para o jardim e levou mesmo, tentou enterrar os livros e encontrou o duende: a causa de tudo isto. O duende explicou história, disse ao Francisco, que o tio Bernardo tinha morrido e pediu para fazer aparecer os livros do tio Bernardo no jardim das hortênsias. O duende disse-lhe que o Francisco quando fosse adulto podia fazer uma biblioteca com o nome do tio Bernardo. Que lindo, não é? O Francisco queria ser escritor. Gostei muito deste livro.

Marisa Estanqueiro, nº 16, 6ºA

09/01/2011

2º Ano A da Escola Básica dos Campos da Misericórdia



SESSÃO DE LEITURA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A turma do 2º Ano A da Escola Básica dos Campos da Misericórdia foi à Biblioteca Municipal ouvir a história “ O Vizinho de cima”, da autoria de António Torrado. No final os alunos deram largas à sua imaginação e expressaram através do desenho e ou escrita um outro final para a história.

Obrigado à Biblioteca Municipal que nos proporcionou um momento tão agradável e obrigado à Zé, que de forma tão cativante nos contou a história.




Integrando a exposição de trabalhos intitulada “ Com castanhas…”, a turma do 2º Ano A da Escola Básica dos Campos da Misericórdia elaborou o “ Castanheiro da Leitura” que aliou a Expressão Plástica à Língua Portuguesa, nomeadamente à promoção da leitura, em que os alunos deram resposta à questão “ Já li este livro” preenchendo o título e nome do autor.
É bom saber que na turma do 2º A há bons leitores!

4º ano da Escola de Campos da Misericórdia

“Veado Florido”, de António Torrado

Tendo por base o projecto Leiturar os alunos do 4º ano da Escola de Campos da Misericórdia, das professoras, Ana Cristina Oliveira e Antónia Madeira, deslocaram-se à Biblioteca Municipal onde ouviram a história “O Veado Florido” escrita por António Torrado e ilustrada por Manuela Bacelar.

Esta história fala sobre a importância da liberdade e a necessidade de defender e proteger os animais.

Mas também fala sobre alguns animais estranhos como por exemplo um crocodilo voador ou um cavalo azul.

Então a partir daí usámos a nossa imaginação e criámos também alguns animais estranhos, tendo com eles feito um cartaz enorme e muito divertido que se encontra numa das entradas da escola com o tema:

“Brincando com os animais”

Aqui estão algumas imagens do resultado final da exploração de uma história tão encantadora.


LER+ Para Vencer - 2010

O Plano Nacional de Leitura, no âmbito do projecto LER+ Para Vencer, realiza a oferta de livros a alunos do 1º ano de escolaridade, marcando assim o início do 1º ciclo e o gosto da leitura.

A actividade de entrega dos livros realizou-se na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Vendas Novas, nº2 - Centro Educativo, entre dia 26 de Outubro e dia 5 de Novembro, articulando as iniciativas “Outubro, Mês das Bibliotecas Escolares” e “Novembro, Mês de Saramago”.

As turmas do 1ºano visitaram a Biblioteca Escolar, ouviram a leitura de algumas partes da obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago; conheceram aspectos da biografia do autor; viram a curta-metragem de animação “A Maior Flor do Mundo”. No final, realizou-se o sorteio dos livros: os alunos retiraram um marcador ilustrado com a capa do livro que lhe foi atribuído. Este livro deverá ser lido em família, pois é também em contexto familiar que se adquirem e desenvolvem hábitos de leitura.


05/01/2011

Leiturar - 5ºB

A lenda de S. Martinho

Num dia de tempestade ia S. Martinho no seu cavalo branco, quando viu um mendigo com frio e sem roupas e decidiu ir ajudá-lo.

Quando chegou ao pé do mendigo não hesitou e saltou do seu cavalo branco. Cortou a sua capa ao meio, para dar metade ao mendigo para que ele se pudesse proteger do frio.

O mendigo agradeceu ao S. Martinho o seu gesto de generosidade e nesse preciso momento aconteceu um milagre. Deixou de chover, o céu ficou limpo e o sol brilhou intensamente.

Diogo Martins; Beatriz Cruz; 5ºB



A lenda de S. Martinho

Num dia muito chuvoso ia São Martinho, montado no seu cavalo, quando de repente viu um mendigo quase nu. Cheio de frio o mendigo estendia-lhe a mão.

São Martinho parou o seu cavalo, meteu a sua mão muito carinhosamente na do mendigo, e logo em seguida pegou na espada e cortou a seu capa.

Quando cortou a sua capa deu metade ao mendigo. São Martinho apenas com metade da capa vestida, decidiu caminhar debaixo de chuva, mas cheio de felicidade porque tinha ajudado alguém que precisava de ajuda.

Mas assim que se fez ao caminho a tempestade desfez-se, ficando um céu limpo e um Sol imenso que inundou a terra de luz e calor.

Diogo Parrochinha nº10; 5ºB