17/06/2009

O fim de um ciclo...

O ano passado, o desejo surgiu e concretizou-se.
Um Letria veio, gostou do terreno e semeou, mas… com pena de ter semeado sozinho.
As sementes germinaram.

Foi no dia 22 de Abril que toda a preparação, expectativa e exaltação ganharam asas e voaram ao encontro do seu motivo inspirador, o escritor José Jorge Letria.
A Casa da Poesia tomou forma, as esculturas surgiram das palavras, os textos ganharam movimento, as letras pintaram-se de várias cores e a Escola ficou mais bonita.
Bonita foi também a moldura humana que acolheu o “malabarista das palavras” que, ao som dançado da sua própria voz, se emocionou e, desde logo, agradeceu o recordar de uma fase da sua vida de que há já muito não se lembrava.
Depois… todo o empenho dos alunos da escola ganhou protagonismo e foi com entusiasmo que o nosso herói das palavras viu a forma integrada e dinâmica como a sua obra havia sido trabalhada.
E como estávamos sedentos das suas palavras, convidámo-lo a sentar-se e a partilhar connosco uma vida repleta de experiências únicas, vividas pelo autor e pelo cidadão que, consciente dos seus direitos e deveres, transmitiu aos alunos a importância de sermos íntegros e responsáveis.
O dia foi-se tornando mais curto. Na Biblioteca Municipal, os alunos subiram ao palco e mostraram que os livros gostam mesmo de ser lidos.
Da mão de José Jorge Letria, a leitura foi premiada e foi o mote para ouvirmos, de viva voz, três belíssimos poemas que espelhavam o percurso de um homem de grandes ideais.

As sementes germinaram e a seara cresceu. Os frutos, esses, foram e serão colhidos.

Maria de Fátima Silva
Maria Dulce Garcia

02/06/2009

O Livro dos Dias - 2ºA EB1 Campos da Misericórdia

Olá, Amigos!
E cá estou eu, de novo, para vos dizer que os alunos do 2º A da EB1 Campos da Misericórdia continuam a LEITURAR…
No 2º período leram “O livro dos dias” de José Jorge Letria e trabalharam, em grupo, alguns poemas…
Dois grupos fizeram peças de teatro…baseados nos poemas:
” O dia do Mar” e “O dia do Sol”...
Outros dois grupos fizeram Folhetos….
Escolheram o tema e….
mãos à obra…