13/04/2009

AS LETRAS DO LETRIA

Novamente Letria…
…desta vez o escritor

Para fechar o ciclo iniciado no ano anterior, este ano a nossa escola convidou o escritor José Jorge Letria, cuja obra já era em parte conhecida, para nos honrar com a sua presença e o seu convívio. O escritor estará entre nós no dia 22 de Abril para responder às perguntas dos alunos e apreciar os trabalhos produzidos no âmbito do projecto intitulado As letras do Letria.
No intuito de divulgar o acontecimento e a obra do escritor, montou-se uma instalação na biblioteca onde, para além de uma mostra de livros do autor, podemos ver alguns símbolos ligados à arte da escrita, como os pozinhos da inspiração, as palavras, a evasão…


Vamos conhecer as letras do Letria

Para que fiquem a conhecer um pouco melhor a obra de José Jorge Letria, o 7ºB deu uma mãozinha e apreciou vários livros do autor.


Este livro é uma espécie de um guião orientador para os bons comportamentos que as crianças devem ter em certos lugares e ocasiões.
A maneira como o autor do livro expressa as frases, é muito clara e o facto de estar escrito em poesia faz com que o livro seja um pouco mais interessante. As ilustrações do livro são adequadas ao texto e aos seus leitores.

Patrícia Marques nº.16 …………….7º.B
Cláudia Forca nº.4 …………………..7º.B




Título: “ Versos de Fazer Ó-Ò
Nome do autor: José Jorge Letria
Nome do ilustrador: André Letria
Editora: Terramar
Local e data de edição: Quinta Edição, Novembro de 2005


O livro de José Jorge Letria é um livro de poesia, onde em cada página existe um poema e uma ilustração, relacionada com um determinado poema. Os poemas falam das várias partes do “ sono”. Falam das crianças antes de adormecerem, dos sonhos e de um medo que todas as crianças têm, que é o medo do escuro (papão).
Estes versos são muito engraçados, todos têm uma ilustração apropriada. Na capa do livro encontra-se uma criança de olhos abertos, já na contracapa (já depois de se ler o livro) encontra-se a mesma criança, mas de olhos fechados. Isto dá a entender que o livro é para ser lido antes de se adormecer. O título, a capa, contracapa e os versos subordinam-se ao mesmo tema, o “sono” das crianças.
Na nossa opinião é um bom livro para todas as idades, pois têm versos e ilustrações muito bonitos. Este é um livro mais indicado para as crianças pois fala sobre elas.

Trabalho realizado por: Inês Bravo, nº9 e Rita Penedo, nº19





Nome: Mestre Da Vinci
Ilustrações: Sarah Person
Editora: Ambar

Apreciação do livro:

Nós gostámos bastante do livro, mas foi pena de que não tenhamos percebido metade das coisas de que ele falava.
Basicamente o livro fala da biografia de Leonardo Da Vinci em “tom de poesia”. Fala das suas obras (como a Monolisa), das suas invenções, enfim, de tudo o que concretizou de bom na sua vida e revolucionou a vida quotidiana que o rodeava mas formando versos com essa informação.

12/04/2009


21 de Março
dia Mundial da Poesia


Poesia…

(…) Um dia juntei todas as palavras
que já aprendera e
busquei para elas novos sentidos,
novas maneiras de soar e de voar
até ao coração dos homens.
Censuraram-me por tê-lo feito
e houve até quem dissesse:
“As palavras são o que são
e procurar para elas novos significados
é pura perda de tempo e ofensa dos deuses.”
Eu não lhes dei ouvidos
e continuei a escrever, aprendendo
O sabor de casar a palavra”água”
com a palavra”vento” e a palavra
“corpo” com a palavra “terra”
e a palavra “homem” com “sonho”
e a palavra “natureza” com “vida”.
Foi, assim um pouco sem o querer,
um pouco sem o esperar, que usei
pela primeira vez a palavra”poesia”,
que viaja comigo, companheira eterna,
para todos os lugares onde vou,
desde a memória do homem
até aos últimos esconderijos da noite,
até ao fundo da claridade dos dias(…)

José Jorge Letria – No Voo de uma palavra


José Jorge Letria define a poesia como um casamento de palavras, a pintora Teresa Paixão junta a magia das cores às palavras, os nossos alunos deram-lhe voz, declamaram-na numa sessão comemorativa, iluminaram os nossos passos quando a puseram na escada, levaram-na para fora da escola nos marcadores que distribuíram pelos restaurantes. Enfim… viveram-na e fizeram com que fosse sentida… A POESIA.

06/04/2009

Quando o LEituraR ganha forma...




Quando o LEituraR ganha forma os gatos surgem a tomar conta de um ovo, o adamastor reaparece, o Senhor Fortes guarda ovelhas fofinhas, as palavras adquirem mil entoações, as mães dramatizam histórias… a leitura torna-se apetecível e divertida.